Muito me contas...

Um pouco de tudo... sentimentos, pensamentos, leituras e escritas, mails enfim: tudo o que eu ache interessante!

terça-feira, maio 23, 2006

Como eles nos vêem...

Este ano, parte do grupo de meninos com os quais trabalho irá transitar de ciclo.
Para eles, é extremamente importante esta mudança... Tudo os preocupa e ao mesmo tempo tudo os deslumbra. Acham que o 5º ano é muito diferente, que já serão crescidos e que podem fazer muitas coisas que até aqui não faziam, como ir sózinhos para a escola!
Por um lado dizem que vão ter saudades dos colegas que ficam, de mim (a chata da professora) e de todos os amigos que ficam naquela escola. Por outro lado, acham que vai ser muito "fixe", porque vão ter muitos professores, muitos livros e amigos novos...

Para mim, se por um lado este processo de crescimento é importante (significa que estão mais autónomos, responsáveis... enfim "crescidos") por outro é um pouco doloroso, pois são muitos anos de trabalho, de os ver a descobrir as coisas (sempre debaixo das minhas asas) e aperceber-me que afinal eles já não precisam de mim para nada!

Quando vemos as nossas fotografias de alguns anos atrás... rimo-nos e comentamos:
- Olha a Rute aqui era tão baixinha...
- Grande penteado que tu tinhas óh Eduardo!
- A Débora tá igualzinha...
As fotografias não passam de uma pequena representação da história de um grupo, do meu grupo de meninos...
Por este país fora, por este mundo fora, existem muitas histórias de turmas, cujas vivências diárias contribuem para a construção de um livro que nunca será publicado, mas que será muitas vezes recordado - "A minha vida na escola do 1º Ciclo".

Falando disto com amigas, também elas professoras, lembrámo-nos de tentar perceber de que forma é que eles - as nossas pestinhas - nos vêem a nós - as pestinhas maiores que eles!!!
Muitos dizem que somos simpáticas e todas aquelas frases de circunstância...
Este pequeno texto que se segue, foi escrito à pressa por um aluno de uma amiga minha e achei-o muito giro, porque embora escrito à pressa e muito simples, mostra a percepção exacta que este aluno tem da professora ( o conceito que eles têm de nós)...
:) As crianças são sempre verdadeiras!


A minha Professora

A minha professora chama-se Susana.
Ela às vezes é mazinha, mas outras vezes é boazinha.
Às vezes também manda fazer trabalhos que se farta!
Ela tem o cabelo preto, castanho e amarelo.
Ela também grita muito alto. Até parece que estremece a terra e o planeta.
Ela gosta muito de ensinar mas quando há uma folga ela fica toda contente.
Às vezes falamos tão alto que a nossa professora até se passa dos carretos!
Quando nós não sabemos as tabuadas ela quase que nos come vivos.
Também é muito esquecida.

Francisco, 8 anos
23 de Maio de 2006
_______________________________